sobre
Douglas Machado e Gardênia Cury
Trabalhamos com cinema e literatura mantendo especial atenção nas questões relacionadas ao Nordeste do Brasil e ao Sertão, em particular. Desde sua fundação, em maio de 1998, nossa sede funciona em Teresina, Piauí. No momento estamos envolvidos na distribuição dos filmes A carta de Esperança Garcia e Cipriano e a Morte de Cipriano. Paralelamente estamos produzindo o livro de arte Gabriel Archanjo no documentário A carta de Esperança Garcia e seguimos com um novo roteiro de ficção em desenvolvimento: Hora do Caronte. Dentre os próximos projetos na etapa de captação de recursos destacamos A África no olhar de um poeta. Além disso, somos responsáveis pela curadoria e programação do Espaço Cultural Teresina Shopping, onde organizamos exposições e rodas de conversa sobre artes visuais, dança, literatura, sociedade, música, cinema etc. Dentre as exposições mais recentes, destacamos: Murais urbanos; R(e)xistências Trans; Primeiras canções; Repente; Balé da Cidade; Ícono e A hora do Rei do Baião.
Temos exibido nossos filmes em alguns cinemas e espaços culturais brasileiros e veiculado igualmente em canais de tv como Arte 1, Canal Brasil, TV Cultura SP e afiliadas. Ao longo dos anos realizamos um número significativo de vídeos educativos, book trailers e videoclipes - em sua maioria, obras contratadas. Todavia, os filmes em que somos produtores estão todos disponibilizados em nosso canal do Youtube. Nossas filmagens foram realizadas em lugares tão diversos quanto o Brasil, Portugal (Lisboa e Ilha de São Miguel, nos Açores), Espanha (Madrid), Suécia (Estocolmo, Malmö e Gotemburgo) e Estados Unidos (Nova York).
Assinamos, de 2016 a 2020, a curadoria e programação de filmes no Cinemas Teresina, onde equacionamos sucessos de bilheteria com cinema de autor e de repertório. Mantivemos foco especial no Cinema Brasileiro e na formação de plateia através de mostras, sessões com debate, master classes e retrospectivas. De 2012 a 2018 prestamos serviços para a produtora/editora Hoblicua, onde desenvolvemos uma série de publicações com escritores dos mais diversos tais como: Ariano Suassuna, Alberto da Costa e Silva, Walmir Ayala, Paulo Henriques Britto, John Burnside, George Anselmo Isidoro, A. E. Housman e John Clare – estes dois últimos com tradução e notas biográficas do poeta Alexei Bueno.